top of page

Alunos de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo visitam obras da Travessia Urbana

A Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de Santa Maria-RS recebeu nesta semana mais uma visita de alunos do curso de Engenharia Civil com a finalidade de conhecer e debater a execução das obras de duplicação da BR-158/287-RS, projeto conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria. A visita guiada, foi organizada em parceria entre Supervisora de Obras, Gestora Ambiental e Consórcios executores do empreendimento.

Em duas horas de campo, alunos da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI-Santo Ângelo) tiveram a oportunidade de complementar seus conhecimentos sobre construção de aterro armados, viadutos, pontes e demais soluções técnicas aplicadas na obra. Também foi relatado um panorama geral do empreendimento, desde sua concepção até o momento atual, o contexto social da obra e os programas ambientais que estão sendo executados.

A visita técnica iniciou no viaduto do Castelinho, em fase final de execução. Seguiu para o viaduto da Duque de Caxias, onde estão em construção as rampas de acesso e instalação das placas de contenção do aterro armado. Na sequência, foi a vez de ir até a passagem inferior do Patronato, onde os acadêmicos visualizaram uma obra de arte já liberada para o uso da comunidade. O encerramento da atividade aconteceu no acesso ao bairro Tancredo Neves, sendo observada a preparação para a concretagem, assim como o trabalho de construção das vigas do novo viaduto que está sendo executado no local.

De acordo com a Unidade Local do DNIT/RS, as visitas monitoradas são uma oportunidade para a comunidade acadêmica observar questões práticas discutidas de forma teórica em sala de aula. Possibilitam ainda entender como é a rotina em um empreendimento, tirando dúvidas sobre processos executados na construção.

Para realizar visitas monitoradas, o DNIT/RS orienta que seja realizado contato com o Programa de Comunicação Social, executado pela Gestão Ambiental das obras. O agendamento pode ser solicitado pelo email (pcs@br158-287rs.com.br) ou pelo telefone (55) 3217.4531. Além da URI, alunos da UNIJUÍ, UFSM, UNISC e UNIPAMPA já visitaram as obras.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page