top of page

Educação paleontológica apresenta fósseis com mais de 200 milhões de anos para alunos da rede públic

Entre as características de Santa Maria-RS, destaca-se o potencial paleontológico existente no município. Com a finalidade de preservar sítios paleontológicos, fósseis e por consequência seus valores educativo, cultural e científico, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - por meio da Unidade Local, executa o Programa de Monitoramento Fossilífero. O trabalho é desenvolvido pela Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR158/287-RS, projeto conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria.


Além do monitoramento das escavações, são realizadas atividades com os colaboradores, comunidades dos bairros e com alunos das escolas municipais que fazem parte do ciclo de ações do Programa de Educação Ambiental. Com intuito de potencializar o conhecimento técnico sobre a área também foi estabelecida uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde a equipe da gestão entrega as amostras potencialmente fossilíferas que são coletadas nas frentes de obras.


No decorrer deste mês de agosto, foram intensificadas ações sobre paleontologia junto ao empreendimento. Para a comunidade escolar, foram desenvolvidas palestras sobre o tema, apresentando alguns exemplares de fósseis emprestados pela UFSM.



Na oportunidade, alunos puderam observar três exemplares de fósseis: Coprólito de tetrápode herbívoro, fragmento de crânio de cinodonte herbívoro e fragmento de mandíbula de taiassuídeo. De acordo com o laboratório de Estatigrafia e Paleobiologia da UFSM, estima-se que os fósseis apresentados tenham mais de 200 milhões anos. A atividade alcançou mais de 300 alunos, dos 8° anos, da rede pública municipal de ensino.


“Despertar a curiosidade sobre a importância da educação patrimonial e paleontológica, estimulando a preservação é o que procuramos desenvolver durante o trabalho da gestão ambiental das obras”, reforça Fernando Michels, técnico da Gestão Ambiental.



Paralelo ao trabalho nas escolas, em parceria com a Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi realizada uma blitz educativa com foco na paleontologia. Foram abordadas 300 pessoas, que receberam material informativo que explica os objetivos do programa e formas de preservar patrimônio paleontológico da região.





Com os colaboradores do empreendimento foi executada mais uma campanha de capacitação em paleontologia. A equipe do programa ainda acompanhou escavações e orientou operadores sobre os procedimentos adequados que devem ser adotados em áreas com potencial fossilífero.


O Programa de Monitoramento Fossilífero é desenvolvido em acordo com o Plano Básico Ambiental da obra.


Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page