Educação Ambiental: Tema “Esgoto x Saúde” é debatido com mais de 600 alunos da rede pública municipal de Santa Maria-RS

26 Nov 2018

Com objetivo de conscientizar alunos sobre saneamento básico e sua relação com a saúde, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes promoveu, por meio da Gestão Ambiental das obras da Travessia Urbana de Santa Maria-RS, um ciclo de atividades com o tema “Esgoto x Saúde” em 9 escolas públicas do município. A relação com doenças, a contaminação de recursos hídricos e as consequências que sistemas de saneamento ineficazes podem trazer pautaram os debates.

 

 

A ação, que foi coordenada pelo Programa de Educação Ambiental sob a orientação da Unidade Local do DNIT Santa Maria, teve um alcance de 600 alunos, dos 6° e 7° anos. Além de conversar sobre o tema, a equipe distribuiu material informativo que apresenta como conteúdo as responsabilidades de cada cidadão, código de posturas do município e código de obras. A intenção foi aproximar os alunos da legislação, levando ao conhecimento informações que muitas vezes ficam distantes da realidade dos estudantes. Também foram discutidos os principais sintomas de doenças comuns à falta de saneamento básico, tais como Amebíase, Giardíase e Leptospirose.

 

Ao final da parte teórica, os alunos se reuniram em grupos para elaboração de maquetes. Nos trabalhos foram projetadas fossas sépticas em residências como alternativa para a mitigação de impactos ambientais e de saúde pública.

 

 

“Com o tema “Esgoto x Saúde” conseguimos aproximar os alunos e, consequentemente, suas famílias e a comunidade em geral, quanto à realidade que nos cerca, pois segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), o acesso ao tratamento no país continua baixo, mostrando que metade da população brasileira (mais de 100 milhões de pessoas) ainda não possui saneamento básico, fazendo com que o esgoto que não é tratado seja jogado diretamente na natureza. Sendo assim, apresentar as consequências e estabelecer dados reais aos alunos, é necessário para a busca de processos mitigadores e possíveis soluções ambientais e sanitárias”, explica a responsável pelo PEA, Karen Moreira.

 

 

 

Escolas que receberam a atividade:  

EMEF Sérgio Lopes

EMEF Pinheiro Machado

EMEF Altina Teixeira

EMEF Irmão Quintino

EMEF Leduvina Rossi

EMEF Lourenço Dalla Corte

EMEF Zenir Aita

EMEF Alfredo Winderlich

EMEF Francisca Weinmann

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Notícias em Destaque

DNIT realiza içamento de vigas em ponte sobre o Arroio Cadena na BR-287/RS

October 15, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo Mensal
Please reload

Pesquisa por tags