DNIT atua na preservação do material Paleontológico durante a execução das obras da Travessia Urbana

22 Jul 2020

Aprimorar a capacidade da comunidade em compreender o que são fósseis e sua importância para o entendimento da história evolutiva da Terra é um dos objetivos das atividades desenvolvidas em parceria entre os programas de Educação Ambiental e Monitoramento Fossilífero. Com esse viés, no mês de julho foi elaborado um vídeo que auxilia na explicação dos conceitos da paleontologia, relacionando o tema com o trabalho de preservação realizado pelo Departamento nacional de Infraestrutura de Transportes durante a execução do projeto de duplicação da BR-158/287-RS, conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria. Quer saber mais? Assista ao vídeo

 

 

Entre as características de Santa Maria-RS, destaca-se o potencial paleontológico existente no município. Com a finalidade de preservar sítios paleontológicos, fósseis e por consequência seus valores educativo, cultural e científico, a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes executa o Programa de Monitoramento Fossilífero. O trabalho é desenvolvido pela Gestão Ambiental das obras e realizado  em acordo com o Plano Básico Ambiental do empreendimento.

 

 

Além do monitoramento das escavações, são realizadas atividades com os colaboradores, comunidades dos bairros e com alunos das escolas municipais que fazem parte do ciclo de ações do Programa de Educação Ambiental. Com intuito de potencializar o conhecimento técnico sobre a área também foi estabelecida uma parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde a equipe da gestão entrega as amostras potencialmente fossilíferas que são coletadas nas frentes de obras.

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

Notícias em Destaque

DNIT realiza içamento de vigas em ponte sobre o Arroio Cadena na BR-287/RS

October 15, 2020

1/10
Please reload

Notícias Recentes
Please reload

Arquivo Mensal
Please reload

Pesquisa por tags