Programa Conexão DNIT ressalta importância da segurança viária

A observância do tema tem o intuito de prevenir e ampliar o conhecimento para que todos possam multiplicá-los como em uma corrente do bem, assim o tráfego nas vias ficará cada vez mais seguro. Dentro da temática, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes relaciona questões importantes como a Estrutura, Educação e Fiscalização.





Estrutura


Para a estrutura temos o desdobramento em: estrutura das vias e estrutura do transporte a motor.

As vias necessitam de reparos, por vezes sazonais e outros de implementação e estruturação com aplicação e desenvolvimento de soluções com forte impacto nos locais mais críticos, como o uso de materiais, dispositivos com tecnologias inovadoras para alertar, informar e direcionar o seu usuário. Sendo de extrema relevância a otimização nos processos de atendimento emergenciais em caso de acidentes. Toda essa estrutura de reparos e reestruturação é viável por meio de estudos prévios dos Órgãos responsáveis pelo trânsito, desde a sua infraestrutura aos responsáveis por suas leis e normas de conduta e circulação com pesquisas científicas e estudos aprofundados para implementação dos mesmos.


A estrutura do transporte a motor é de extrema importância e precisa estar em perfeitas condições de uso e com todos os dispositivos de segurança como o cinto de segurança para todos os ocupantes do veículo, capacete de segurança para condutores de moto, faróis, sinalizadores, pneus, estepe, dentre outros que são de observância e cuidado do condutor. Um simples item de segurança como um farol quebrado pode produzir acidentes com graves consequências.


Educação


O conhecimento das regras e leis de trânsito são estruturas básicas para a vida de qualquer condutor, a soma desses conhecimentos produz a inevitável direção defensiva. Portanto, respeite as regras, faça uma coisa por vez e tenha atenção total ao conduzir, seja educado, dê passagem, mantenha uma distância segura e principalmente esteja em condições de dirigir, afinal, a sua vida e a dos demais à sua volta pode estar em risco.

Para que o conhecimento não se limite apenas aos cursos de obtenção da carteira de habilitação, a ampliação desse conhecimento com o intuito de ter um aprendizado contínuo, é de relevância, afinal, o constante avanço tecnológico requer constante estudo e para isso foram elaborados programas de educação para o trânsito com o objetivo de transversalizar a educação em todo o país, não somente aos atuais condutores, mas também e principalmente aos futuros usuários das nossas vias. A exemplo desse programa, temos o Conexão DNIT, que é aberto a toda comunidade e permite a participação das escolas. Questione as escolas do seu bairro a respeito de Educação para o Trânsito em seu conteúdo programático e direcione a instituição ou professores ao nosso Portal.


Fiscalização


Fiscalizar é um meio de entender como e onde podemos melhorar. Os meios atuais de fiscalização tem o uso de tecnologias para gestão de velocidade por meio dos dispositivos tecnológicos e agentes de trânsito que também fazem a diligência para que as regras e leis de trânsito sejam cumpridas.

Precisamos observar que é um ciclo em constante movimento em que se estrutura, se educa e se examina, assim todos somos responsáveis e fazemos a nossa parte para juntos salvarmos vidas!


Clique aqui e saiba mais

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon