top of page

DNIT/RS trabalha conceitos de paleontologia com alunos da rede municipal, em Santa Maria

Aprimorar a capacidade dos estudantes em compreender o que são fósseis e sua importância para o entendimento da história evolutiva da Terra é um dos objetivos das ações desenvolvidas, em escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria - RS, pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS). Através da Gestão Ambiental das obras de duplicação da BR 158/287-RS, projeto conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria, o Programa de Educação Ambiental (PEA) finaliza neste mês de agosto um ciclo de aulas temáticas sobre paleontologia com alunos do 3° ano da rede municipal.

Em uma hora de aula, os alunos aprofundaram os conhecimentos teóricos sobre os processos de fossilização de animais e vegetais por meio de ação prática, desenvolvida em uma caixa de areia que simula o trabalho de campo. Conforme planejamento, a atividade foi proposta com a finalidade de aproximar a paleontologia do cotidiano dos alunos, detalhando o trabalho realizado profissionais da área, o papel dos fósseis no entendimento da evolução da Terra, as diferenças entre fóssil e um organismo atual e o conceito de patrimônio paleontológico.

Fazem parte desta atividade, alunos do 3° ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Santa Maria localizadas próximas a BR-158/287-RS e vinculadas ao PEA. A escolha do tema foi definida em acordo com orientações do Plano Básico Ambiental (PBA) do empreendimento. Já o público-alvo foi orientado pelas diretrizes curriculares propostas pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). A parceria entre Gestão Ambiental e SMED garante a realização de atividade em 18 escolas municipais, abordando temas como: proteção à fauna e flora, ciclo da água, saúde,

combate ao aedes agypti, prevenção de acidentes de trânsito.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page