top of page

Comitiva do Ministério da Infraestrutura e do DNIT inspeciona obras da Nova Ponte do Guaíba e da Tra

Em visita ao Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (26), a comitiva do Ministério da Infraestrutura chefiada pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas e integrada por autoridades como a diretora de infraestrutura aquaviária do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Karoline Lemos, inspecionou as obras da Nova Ponte do Guaíba, após a cerimônia de homologação do calado do Porto de Rio Grande. O secretário-executivo do Ministério, Marcelo Sampaio, também vistoriou as obras na Travessia Urbana de Santa Maria, onde fez a entrega das obras de modernização do aeroporto municipal.


“As melhorias que estão sendo feitas nos modais de infraestrutura no estado do Rio Grande Sul irão favorecer a população local, por meio da Ponte do Guaíba, que irá integrar os principais trechos logísticos, e a economia da região, por meio de mais navios e aviões de carga, que ganharão novos acessos para escoamento de mercadorias”, declarou Tarcísio de Freitas.


A construção da nova ponte sobre o rio Guaíba tem mais de 90% dos serviços já executados pelo DNIT. Com 12,3 quilômetros de extensão, incluindo viadutos e os ramos de acesso, a estrutura da nova ponte do Guaíba, localizada na BR-116/BR-290, está com mais de 2,5 quilômetros pavimentados e pintura da sinalização horizontal iniciada. Os testes com a iluminação estão sendo realizados em pouco mais de um quilômetro.


Atualmente, equipes trabalham em quatro diferentes frentes de serviço para garantir a entrega em 2020. Além de serviços na estrutura sobre o rio Guaíba, executam a construção do viaduto que fará a ligação da BR-116/BR-290/RS, no km 99 da rodovia (região das ilhas); o pavimento do trecho em aterro para suporte ao tráfego, também na região das ilhas; e a terraplenagem e preparação para o novo pavimento nos acessos da interseção sobre a BR-290/RS (free way) e a Rua João Moreira Maciel.

TRAVESSIA URBANA - Acompanhado do Superintendente Regional Substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Rio Grande do Sul, Pedro Luzardo Gomes, o secretário-Executivo vistoriou as obras da Travessia Urbana de Santa Maria. Estas obras de duplicação e restauração executadas pelo DNIT ampliam a capacidade operacional de um total de 14,7 quilômetros das rodovias BR-158/RS e BR-287/RS em trecho urbano. Visando a segurança dos condutores e da população que circula por onde as estradas passam, a autarquia vem liberando continuamente segmentos concluídos do empreendimento. Até dezembro deste ano, o DNIT tem a expectativa de realizar mais uma entrega de quatro quilômetros de duplicação entre o km 249,5 e o km 254,3 da BR-287/RS. Neste segmento, serão concluídos o acesso ao Distrito de Boca do Monte no km 253 da BR-287 e a passarela para pedestres em frente a uma fábrica de refrigerantes, no Distrito Industrial.


Atualmente, no lote 2, estão em andamento as obras na ponte sobre o Arroio Cadena (km 330 da BR-158/RS); no cruzamento com a rua Capitão Vasco da Cunha (km 248 da BR-287/RS); e no trevo de acesso ao bairro Santa Marta e ao Hospital Regional de Santa Maria (km 249 da BR-287).

Desde o mês fevereiro de 2020, a comunidade já usufrui de algumas benfeitorias proporcionadas pela obra, como é o caso do viaduto de acesso ao bairro Tancredo Neves, que foi concluindo e teve o fluxo liberado em pista simples. Em setembro de 2020, foi finalizado o acesso ao Parque Pinheiro Machado, no km 252 da BR-287/RS. Também já estão em operação as novas pontes sobre os arroios Ferreira e Taquara, nos km 252 e km 254 da BR-287/RS, respectivamente.

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page