top of page

DNIT avança na recuperação da iluminação e nas frentes de obras da Travessia Urbana de Santa Maria

  • imprensatravessiau
  • 30 de set.
  • 2 min de leitura

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou os trabalhos de recuperação da rede de iluminação da Travessia Urbana de Santa Maria (RS), que havia sido danificada em decorrência de furtos de cabos elétricos. Até agora, o sistema já foi restabelecido em um trecho de 4 quilômetros, entre o acesso ao Distrito de Boca do Monte e o Viaduto da Santa Marta, passando pela rótula do Parque Pinheiro Machado, viaduto da Tancredo Neves, passarela do Distrito Industrial e interseção com a avenida Brasil, rota para o Hospital Regional.



ree

As equipes seguem atuando ao longo do trecho e, até a primeira quinzena de novembro, a projeção é recuperar 9 quilômetros de rede, chegando até o viaduto do bairro Uglione. Nesta etapa, também será implantada a iluminação nas passagens inferiores da rua Vasco da Cunha e no bairro Urlândia, pontos que ainda não possuem postes e rede implantada.


Atualmente, a obra da Travessia Urbana registra 98,5% de execução, com 14,7 quilômetros já duplicados. Quatro frentes de trabalho estão em andamento: a trincheira que ligará as BR-158/RS e BR-392/RS, o novo acesso ao bairro Urlândia, a passagem inferior da Vasco da Cunha e a passarela do bairro São João.


Na trincheira, equipes realizam a retirada das formas de concretagem e a limpeza do local. Os muros de contenção previstos já foram concluídos. A partir de outubro, está programada a mobilização para finalizar a base e a pavimentação do segmento que receberá o tráfego entre as regiões Norte e Sul do estado.


No bairro Urlândia, os trabalhos estão concentrados na preparação da base que receberá a pavimentação do novo acesso. A drenagem projetada já foi executada. Já na Vasco da Cunha, o material para a construção do muro de gabião — que garantirá a contenção dos taludes — já foi adquirido, e a execução será iniciada após o avanço da pavimentação no Urlândia.


Na passarela do bairro São João até a primeira quinzena de outubro será executada a instalação das últimas peças da estrutura metálica. O DNIT realiza o planejamento logístico e a mobilização de equipamentos para viabilizar o içamento da estrutura.

 

Travessia Urbana de Santa Maria


A Travessia Urbana de Santa Maria é a maior obra rodoviária do DNIT na região Central do Rio Grande do Sul. O empreendimento contempla a duplicação e a restauração de trechos urbanos das BR-158/RS e BR-287/RS, entre o trevo do Castelinho e a ponte sobre o Arroio Taquara.

Com 98,5% dos serviços executados, a população já usufrui de:

  • 14,7 km de pistas duplicadas

  • 10,7 km de ruas laterais

  • 18,5 km de ramos e acessos (entorno de viadutos e rótulas)

  • 16 viadutos

  • 3 pontes

  • 2 passarelas (nos bairros Parque Pinheiro e Floresta)

Ao todo, foram investidos R$ 450 milhões na execução das melhorias, que ampliam a mobilidade urbana, garantem mais segurança viária e impulsionam o desenvolvimento econômico da região.

 
 
 
Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon

© 2023  Gestão Ambiental BR-158/287-RS Travessia Urbana de Santa Maria | Desenvolvido por Douglas Ferreira.

composto branco.png
bottom of page