top of page

DNIT realiza oficina de produção de sabão ecológico com alunos da rede pública de ensino

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/RS), por meio da Unidade Local de Santa Maria-RS, desenvolveu ao longo de 2019 diversas atividades sobre diferentes temas em 8 (oito) escolas municipais, que fazem parte do ciclo de ações do Programa de Educação Ambiental (PEA), executado pela gestora ambiental das obras da Travessia Urbana de Santa Maria-RS.

A produção de "Sabão Ecológico" foi uma das atividades que recebeu destaque em 2019 junto à comunidade escolar. A ação possibilitou aos estudantes acompanhar todo o processo de produção de sabão ecológico a partir de óleo de soja já utilizado. Chamar a atenção para o descarte correto de resíduos e estimular o reaproveitamento do óleo foram os objetivos da atividade.

Na experiência em sala de aula, os alunos acompanharam desde a mistura dos ingredientes (óleo de cozinha usado/saturado, soda cáustica, água morna) até o resultado final. Antes de iniciar a parte prática da atividade, a equipe dialogou com os alunos sobre a necessidade da segregação correta de resíduos e de que forma o descarte indevido pode impactar o meio ambiente. Com a produção de sabão ecológico, além de fomentar renda, diminui a geração de resíduos.

Todo o sabão produzido em conjunto com os alunos foi distribuído para a Comunidade Lindeira, contemplando assim, um dos principais objetivos do PEA que é sensibilizar os moradores da Área de Influência do Empreendimento para a adoção de atitudes e práticas cotidianas de reflexão, preservação, conservação e manutenção da qualidade ambiental na região.

Escolas onde forma realizadas a atividade:

*EMEF João Hundertmark

*EMEF Duque de Caxias

*EMEF Dom Antônio Reis

*EMEF Erlinda Vinade

*EMEF Padre Nóbrega

*EMEF Adelmo Simas Genro

*EMEF São Carlos

*EMEF Edy Maya Bertoia

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page