top of page

Estudantes de Engenharia Civil da UFSM visitam as obras da Travessia Urbana

Conhecer como é a rotina diária de execução da duplicação da BR158/287-RS, projeto conhecido como Travessia Urbana de Santa Maria-RS, foi o objetivo da visita guiada realizada pelos alunos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), nesta quinta-feira (26). Sob a coordenação de representantes da Supervisora de Obras e Gestão Ambiental, os estudantes tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos práticos observando frentes de obras como a interseção entre as BR-392/RS e BR-158/RS, ponto conhecido como viaduto do bairro Uglione.



Na oportunidade foram detalhados como foram executados os serviços de construção de aterro armado, terraplenagem, barreiras de segurança, pavimentação e instalação de drenagem. Conforme orientação da Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), as visitas monitoradas têm a finalidade de estreitar os vínculos com a comunidade local, aproximando a população e as instituições do cotidiano do empreendimento.

O DNIT considera que possibilitar aos alunos acompanhar o andamento da obra, além de ser uma forma de fomentar a transparência do empreendimento junto à comunidade, é um campo fértil de observação prática de conhecimentos teóricos.

A Travessia Urbana de Santa Maria é considerada a maior obra de infraestrutura viária da região Centro do Rio Grande do Sul. Nela são apresentadas soluções para a melhoria da qualidade do fluxo do trânsito no trecho urbanos das rodovias federais. A obra foi projetada com objetivo de viabilizar mais segurança para usuários das BR-158/RS e BR-287/RS. As rodovias cortam o município de leste a oeste, fazendo ainda a ligação com a BR-392/RS, que é rota de escoamento da safra para o Porto do Rio Grande

Notícias em Destaque
Notícias Recentes
Arquivo Mensal
Pesquisa por tags
Sigam-nos
  • Preto Ícone Google+
  • Instagram Social Icon
bottom of page